Escolher o momento certo de ter um filho é algo que interessa tanto a homens, quanto mulheres hoje em dia. E uma das formas de alcançar esse objetivo é buscando por tratamentos para preservação da fertilidade.
Contudo, este é um assunto que ainda gera muitas dúvidas. Sobretudo em relação as técnicas de preservação existentes para homens e mulheres.
Se você pensa em adiar a ideia de ter filhos e para isso pretende aderir aos métodos de preservação de fertilidade, acompanhe esse artigo. E entenda mais sobre o assunto!
O que é preservação da fertilidade?
A preservação da fertilidade é uma técnica avançada de reprodução que visa adiar a chegada de um bebê.
Trata-se de um método cada vez mais adotado por pessoas e casais que desejam adiar o plano de ter filhos. Sobretudo porque esse método garante uma qualidade maior ao material genético, ampliando com isso as chances de uma gestação saudável.
Quando e para quem é indicado?
O tratamento de preservação da fertilidade é indicado para homens e mulheres que querem adiar a fertilidade. Seja por questões profissionais, como a necessidade de conquistar estabilidade na carreira. Ou então de ordem pessoal, como problemas de saúde que podem comprometer a fertilidade.
Via de regra, os tratamento de preservação da fertilidade são indicados para:
- Mulheres que tenham risco de cirurgia ovariana repetida, como nos casos de endometriose.
- Pacientes que tem diagnóstico de câncer e irão receber tratamento com quimioterapia ou radioterapia.
- Mulheres com risco de falência prematura dos ovários.
- Pacientes com doenças autoimunes que irão receber tratamento com quimioterapia ou então transplante de medula óssea.
- Homens que querem realizar a vasectomia, mas ainda assim desejam ser pais no futuro.
- Homens que irão se submeter a cirurgias com impactos sobre a fertilidade como é o caso de retirada de testículos, cirurgia de próstata, uretra ou então bexiga.
- Homens que atuam em profissões de risco e exposição a químicos e metais pesados.
Quais as técnicas de preservação da fertilidade feminina?
O tratamento de preservação da fertilidade feminina é feita através do congelamento de óvulos. O processo é muito semelhante as etapas iniciais da FIV – Fertilização In Vitro.
Ou seja, o congelamento de óvulos envolve as seguintes etapas:
- Avaliação médica para análise da fertilidade
- Estimulação ovariana
- Indução da ovulação
- Punção dos óvulos
- Vitrificação (congelamento).
Além disso, há também a opção de congelamento de embriões, onde a mulher também deverá se submeter a uma FIV. Ou seja, depois que os óvulos são coletados, sua fecundação será feita em laboratório para formação dos embriões.
Desse modo, os embriões morfologicamente viáveis serão congelados para uma transferência uterina futura quando a mulher ou casal assim o desejar.
E as técnicas de preservação da fertilidade masculina
Nos homens a técnica de preservação da fertilidade envolve o congelamento de espermatozoides. O processo é feito após realização de exames de espermograma e rastreio de infecções para analisar a saúde e selecionar a melhor técnica de preparo seminal.
Estando tudo em ordem com os exames, coleta-se os espermatozoides do epidídimo ou dos testículos. A coleta é feita através de procedimento minimamente invasivo. Por fim, seleciona-se os melhores gametas para serem criopreservados.
Portanto, estas são as principais técnicas de preservação da fertilidade. Ficou com dúvidas? Fale com um de nossos especialistas e conheça mais sobre esses tratamentos!