Casais homoafetivos podem ter filhos biológicos? Esta é uma dúvida muito comum no dia a dia de homens e mulheres em relacionamentos homoafetivos que desejam formar uma família.
Até pouco tempo atrás essa possibilidade não existia. Mas com o avanço das técnicas de reprodução assistida, atualmente casais homoafetivos formado por homens e mulheres podem ter filhos biológicos.
Mas para isso acontecer é essencial que o casal esteja em boas condições de saúde. Além disso, também não deve haver restrições que inviabilizam os tratamentos para geração do filho(a) biológico(a) do casal.
Acompanhe a leitura e entenda melhor como os casais homoafetivos podem fazer para ter filhos biológicos hoje em dia. Boa leitura!
Como casais homoafetivos podem ter filhos biológicos?
Casais homoafetivos podem ter filhos biológicos através dos tratamentos de fertilização assistida. E embora todos tenham o mesmo objetivo, que é facilitar a geração de bebês com a mesma genética dos país, os procedimentos se diferenciam para casais homoafetivos masculinos e femininos.
Tratamentos para casais homoafetivos femininos
Nos casos de casais homoafetivos femininos, os tratamentos mais indicados para geração de filhos biológicos são:
Inseminação artificial
Trata-se de um procedimento simples, onde uma das parceiras usará medicamentos para estimular a produção de óvulos.
Então, no melhor momento para fecundação, haverá a introdução do espermatozoide para o útero. Nesse caso, o espermatozoide deverá ser coletado de um banco de sêmen.
No geral, as chances de sucesso desse tratamento variam de 15% a 18% em cada procedimento.
FIV (Fertilização in Vitro)
Outro procedimento que faz com que casais homoafetivos femininos possam ter filhos biológicos é a FIV. Neste tratamento retira-se o óvulo do útero de uma das parceiras e a fecundação ocorre em laboratório. Uma vez que o óvulo for fecundado, o mesmo é reimplantado no útero da mulher.
Nesse caso, existe ainda a possibilidade da gestação compartilhada. Ou seja, uma parceira doa o óvulo, enquanto a outra receberá o embrião para gerar o bebê. A taxa de sucesso desse tratamento pode chegar a 50%.
Tratamentos para casais homoafetivos masculinos
Nos casais homoafetivos masculinos, ambos irão fornecer espermatozóides para a fecundação de um óvulo doado. Depois da fecundação, o casal precisará de uma mulher para que sirva de barriga solidária e, assim, possa concluir a gestação do bebê.
A barriga solidária, pode ser uma pessoa da família, como mãe, irmã, tia ou prima de um dos componentes do casal.
Quando não há uma pessoa da família para participar do processo, pode-se recorrer a uma terceira pessoa que concorde em servir de barriga solidária. Mas, nesse caso, será preciso uma autorização junto ao Conselho Federal de Medicina.
Portanto, assim como qualquer outro casal, os casais homoafetivos podem ter filhos biológicos. Mas para isso é necessário buscar o tratamento adequado em clínica especializada!