A incidência de gravidez múltipla na fiv (fertilização in vitro) ainda é mais comum do que em gestações naturais. Mas, este é um resultado que os especialistas em reprodução humana buscam evitar ao máximo.
Isso porque a gravidez múltipla na fertilização in vitro pode acabar gerando riscos, tanto para a saúde da mãe, quanto do bebê.
Acompanhe a leitura e confira a seguir mais detalhes sobre o assunto!
Gravidez múltipla na fiv – Quais as chances de acontecer?
Gravidez múltipla basicamente é aquela na qual se gera mais de um bebê. A chance de uma gravidez múltipla ocorrer naturalmente é de 1 a 5%, dependendo de fatores genéticos e hereditários.
Enquanto isso, a gravidez múltipla na fiv tem 26% de chance de acontecer, isso na Europa onde as regras são bem rígidas. No Brasil o percentual é mais alto, correspondendo a 42%.
Qual a relação da gravidez múltipla na fiv?
A gravidez múltipla na fiv é maior devido ao número de óvulos implantados durante a fertilização. Para elevar as chances de sucesso na FIV, geralmente se implanta mais de um embrião. Isso porque quanto mais embriões forem implantados, maior é a chance de ao menos um se desenvolver por completo.
O problema é que, com esse número maior de embriões, aumenta-se também as chances de uma gravidez múltipla.
Quais os problemas relacionados a gravidez múltipla?
De modo geral, as clinicas de reprodução humana busca evitar a gravidez múltipla na fiv porque ela acarretar alguns problemas, como:
- Maior chance de desenvolver doenças na gestante, como pressão alta (pré-eclâmpsia) e diabetes gestacional;
- Maior risco de nascimento prematuro;
- Crescimento intrauterino reduzido;
- Maior chance de mortalidade perinatal.
É possível evitar a gravidez múltipla na fiv?
Sim, evitar uma gravidez múltipla na fertilização in vitro é possível. Isso porque, ainda que o número de embriões aumente as chances de sucesso na gestação, quantidades a partir de 4 embriões já não alteram mais essas chances.
Então, quando se limita o número de embriões para implantação, há um maior controle da gravidez múltipla na fiv.
Inclusive, existe uma legislação da Anvisa que estabelece os números ideais de embriões para implantação na fiv conforme a idade:
- Mulheres com idade até 35 anos, possuem maior chance de engravidar, então deve-se implantar até 2 embriões;
- Mulheres entre 36 e 40 anos – 3 embriões;
- Mulheres com mais de 40 anos – 4 embriões.
Portanto, agora você já sabe como funciona gravidez múltipla na fiv. Se ainda tem dúvidas sobre o assunto, entre em contato e fale com um de nossos especialistas. Ajudaremos você a esclarecer suas dúvidas e realizar o procedimento com segurança!