Qual a relação entre idade e reserva ovariana?

Problemas de infertilidade são cada vez mais comum hoje em dia. No caso das mulheres, vários fatores podem levar a ocorrência desse problema. Mas, o fator idade desde sempre foi um dos mais comuns e parte disso se deve a relação entre a idade e reserva ovariana.

Compartilhe esse artigo

Problemas de infertilidade são cada vez mais comum hoje em dia. No caso das mulheres, vários fatores podem levar a ocorrência desse problema. Mas, o fator idade desde sempre foi um dos mais comuns e parte disso se deve a relação entre a idade e reserva ovariana.

Ainda que uma mulher tenha hábitos de vida saudáveis, isso não anula a queda natural da fertilidade que acontece com a idade.

Diferentemente dos homens, que seguem produzindo espermatozóides a vida inteira, as mulheres têm sua fertilidade comprometida à medida que os anos passam. E compreender como se dá esse processo é importante. Sobretudo para tomar decisões que possam contribuir para elevar as chances de ter filhos no futuro.

Acompanhe a leitura e entenda a relação entre idade e reserva ovariana!

 

Como a reserva ovariana afeta a fertilidade

A reserva ovariana corresponde a quantidade de óvulos que um ovário possui com potencialidade para reprodução.

Toda mulher nasce com um número finito de óvulos que vai diminuindo com o tempo. No geral, ao chegar na puberdade, a mulher conta com cerca de 400 mil folículos.

Como não há a produção de novos óvulos, com os anos, a reserva ovariana da mulher tende a declinar. E a principal causa dessa queda é o fator idade. Quanto maior for a idade da mulher, menor será sua reserva ovariana e, consequentemente, menor será sua chance de engravidar.

Além disso, há outro risco relacionado a idade e reserva ovariana. A passagem dos anos provoca o envelhecimento dos óvulos. Com isso, eles perdem determinadas características essenciais para o seu bom funcionamento. O que, por sua vez, também dificulta a fertilização e ocorrência da gravidez.

E mesmo que o óvulo envelhecido seja fecundado e a gravidez aconteça, as chances do bebê sofrer algum distúrbio cromossômico são altas.

A idade em que a reserva ovariana começa a reduzir é aproximadamente aos 35 anos. Com isso a qualidade dos óvulos também diminui. E após os 40 anos de idade as chances diminuem ainda mais.

 

O que fazer para melhorar a reserva ovariana?

Não há medicações nem tratamento específico que consiga melhorar essa relação entre a idade e reserva ovariana. Mas, estar atento aos aspectos que reduzem a reserva ovariana é fundamental.

Os principais fatores que prejudicam a reserva ovariana são:

  • Fazer uso de cigarros e drogas;
  • Viver sob muito estresse diariamente;
  • Ter uma alimentação desregrada e cheia de alimentos industrializados;
  • Não fazer atividade física regularmente.

Além disso, com o avanço da medicina reprodutiva surgiram novas técnicas que aumentam as chances de uma gestação saudável. Mesmo caso ela ocorra após os 35 anos. O congelamento dos óvulos é uma delas.

No congelamento de óvulos, a mulher faz a coleta dos seus gametas em uma clínica de reprodução. Então, eles ficam armazenados, preservado as condições de quando foram coletados, para serem usados futuramente.

Portanto, quem deseja se livrar do estresse de preocupar com o relógio biológico para engravidar no futuro tem no congelamento de óvulos uma boa alternativa.

Vale lembrar que a idade limite para uma mulher engravidar usando técnicas de reprodução assistida é de 50 anos.

Portanto, agora você já sabe a relação que existe entre idade e reserva ovaria. Então, se ainda não tem filhos e deseja optar por uma gravidez tardia, procure um especialista. E obtenha mais informações sobre o congelamento de óvulos e outras técnicas de reprodução mais indicadas para o seu caso.

 

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações e aprenda sobre a Reprodução Humana.

Explore mais

Uncategorized

Existem tratamentos para a infertilidade?

Existem quatro principais tratamentos específicos para a infertilidade, dependendo da causa. As técnicas dividem-se entre baixa e alta complexidade, de acordo com o local da

Uncategorized

Etapas da FIV

A fertilização in vitro com a injeção intracitoplasmática de espermatozoides (FIV/ICSI) é hoje a técnica mais utilizada do Brasil entre as técnicas de reprodução assistida.

Reprodução Humana

Preservação da fertilidade quais as técnicas

Escolher o momento certo de ter um filho é algo que interessa tanto a homens, quanto mulheres hoje em dia. E uma das formas de alcançar esse objetivo é buscando por tratamentos para preservação da fertilidade.

Ficou com Dúvida? Converse Comigo.

Clique para chamar no Whatsapp

Reprodução Humana personalizada e com amor

Ginecologista em Teresina Drª Lyzianne Neves

Fale Conosco
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar?