Quando o assunto é reprodução humana, é natural que muitos casais tenham dúvidas. Sobretudo aqueles que nunca realizaram um tratamento de fertilização.
E mesmo havendo muitas fontes de informação, principalmente na internet, são poucos aqueles que oferecem dados concretos e confiáveis. Com isso, acabam surgindo vários mitos e verdades sobre o assunto.
Se você está pensando em iniciar um tratamento de reprodução humana e quer obter mais detalhes sobre o assunto, então acompanhe esse artigo. E saiba agora o que de fato é verdade e o que é mito em relação a esse assunto.
1. Reprodução humana – “A idade da mulher interfere na reprodução.” [VERDADE]
O processo natural de envelhecimento gera muitos efeitos e transformações no organismo, tanto no homem como na mulher. E esse impacto sem dúvida interfere na Reprodução Humana de várias formas.
Além de dificultar a concepção do bebê, o fator idade também oferecer maiores riscos. Tanto ao desenvolvimento do embrião, assim como também à saúde da gestante.
Com o tempo as mulheres tendem a ter uma reserva ovariana reduzida. Ou seja, o organismo passa a produzir óvulos com qualidade menor e quantidades mais baixar de forma gradativa. Por conta disso, a reprodução assistida para mulheres acima de 35 anos costuma ser mais complexa.
Segundo a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, existe uma idade máxima permitida para a mulher engravidar. Nesse caso, a idade máxima é de 43 anos para mulheres que usam o próprio óvulo. E 55 anos para mulheres que usam óvulos doados no tratamento.
2. “Posso escolher o sexo do bebê com o método de fertilização.” [MITO]
Segundo o CFM – Conselho Federal de Medicina não é permitido escolher o sexo do bebê gerado atravésde fertilização. A única exceção são os casos de doenças genéticas ligadas ao sexo.
3. Reprodução Humana – “A gravidez pode ser dificultada por doenças ginecológicas.” [VERDADE]
As patologias de origem ginecológica podem sim dificultar a gravidez. Doenças como endometriose e Ovário Policístico, por exemplo, podem diminuir as chances de engravidar por reprodução assistida.
4. “Fazer um tratamento de Reprodução Humana garante a gravidez.” [MITO]
Diferente do que muitos casais pensam, os tratamentos de Reprodução Humana não garantem a gravidez. Ou seja, nenhum tratamento por reprodução assistida tem 100% de chance de sucesso.
Apesar disso, existem técnicas de reprodução que oferecem uma alta probabilidade para conquistar o tão sonhado positivo. A FIV, por exemplo é uma delas, onde a taxa de sucesso deste procedimento no Brasil é de 40%. Enquanto isso, a taxa de sucesso da Inseminação Artificial na primeira tentativa possui cerca de 15% a 20% de sucesso.
5. Reprodução Humana – “Preservar a fertilidade tanto de mulheres quanto de homens é possível.” [VERDADE]
Na Reprodução Humana, homens e mulheres tem a chance de preservar seus gametas para tentativas futuras. Isso é possível graças ao método de criopreservação dos óvulos e espermatozoides.
Portanto, estes são os principais mitos e verdades que geram dúvidas em casais que pensam em realizar tratamentos de reprodução humana.
Ficou com mais alguma dúvida? Então entre em contato e marque uma consulta com um de nossos especialistas!